GRUPOS DE TRABALHOS

Os grupos de trabalho visam agregar estudos consolidados ou em andamento e promover o debate entre pesquisadores de temáticas afins, conforme divisão de áreas temáticas abaixo:
GT 01 – Gênero e Economia Solidária
RESPONSÁVEL: Edina Souza Ramos Mendes – Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
E-MAIL: edinasrm@gmail.com
 
EMENTA: 
     Este Grupo de Trabalho visa debater estudos que apresentem experiências e reflexões teóricas que analisem as relações sociais de gênero na Economia Solidária:  possibilidades para a conquista da igualdade de gênero; desafios e fragilidades; a autogestão como processo de empoderamento feminino; as condições de trabalho; políticas públicas; a autonomia das mulheres; participação política.
 

GT 02 – Políticas Públicas de Economia Solidária
RESPONSÁVEL: Ana Carolina Guerra - Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
E-MAIL: ana.guerra@unifal-mg.edu.br
 
EMENTA: 
     Este Grupo de Trabalho pretende promover o debate entre pesquisadores que investigam a temática das políticas públicas de economia solidária, buscando refletir sobre configurações sociais, econômicas, políticas e culturais, que envolvem os atores de diferentes segmentos da economia solidária, bem como os processos cognitivos e os limites e/ou possibilidades de desenvolvimento.
 

GT 03 – Economia Solidária, Agroecologia e Soberania Alimentar
RESPONSÁVEL: Christiane Aires - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET–RJ)
E-MAIL: aires.christianecima@gmail.com
 
EMENTA: 
     Este Grupo de Trabalho visa discussões sobre processos associativos solidários no meio rural; relatos de experiências e desafios na construção de modos de vida sustentáveis baseados nos conceitos da economia solidária e da agroecologia; agroecologia X agronegócio - como alcançar a soberania e a segurança alimentar através da prática da agroecologia aliada aos conceitos da economia solidária; relatos sobre experiências de gestão de bens comuns, produção e comercialização conjunta de empreendimentos da agricultura familiar, baseados nos princípios da economia solidária.
 

GT 04 – Economia Solidária e Processo Educativo
RESPONSÁVEL: Ana Maria Rodrigues de Carvalho – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
E-MAIL: anamcarvalhounesp@gmail.com
EMENTA: 
     Este Grupo de Trabalho tem como propósito fomentar a articulação das temáticas de Economia Solidária e Educação Popular, por meio de reflexões e debates. Ao discutir a Economia Solidária, é importante o cuidado para que não prevaleçam os aspectos econômicos, a geração de trabalho e renda em si, em detrimento de seu papel na construção de outro modo de vida. Por outro lado, é igualmente importante considerar que a Educação Popular não é apenas uma estratégia para se trabalhar a aprendizagem, mas um método sustentado por uma filosofia que se fundamenta no estabelecimento de relações horizontais entre as pessoas. Neste sentido, a articulação dessas temáticas favorece a superação da hierarquização dos saberes, da divisão social e técnica do trabalho, a promoção da troca de experiências e conhecimentos. Ainda que a Economia Solidária e a Educação Popular possuam afinidades e contradições, sejam elas: históricas, epistemológicas, políticas e outras, compartilham saberes e práticas, podendo portanto contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equânime.
 

GT 05 – Economia Solidária e Territorialidade
RESPONSÁVEL: Lourença Santiago Ribeiro – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)
E-MAIL: lourencasantiago@gmail.com
 
EMENTA: 
      O Grupo de Trabalho visa agregar estudos consolidados ou em andamento que abordem a pluralidade, diversidade e singularidade das experiências de Economia Solidária no âmbito do território e que estabeleçam relação entre os conceitos de economia solidaria, território e territorialidade.
GT 06 – Produção, Consumo Responsável, Comercialização e Comércio Justo
RESPONSÁVEL: Ellen Guimarães Duarte Dias - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET–RJ)
E-MAIL: ellen.dias.rj@gmail.com
EMENTA:
     Este Grupo de Trabalho versa sobre as seguintes temáticas: Discussões de conceitos, processos educativos, práticas de disseminação, experiências de produção, consumo responsável e consumo público ético; Sistemas, Redes e Metodologias de comercialização para empreendimentos da economia solidária; Discussões de conceitos, processos educativos e práticas de disseminação de comércio justo.
 

GT 07 – Finanças Solidárias
RESPONSÁVEL: Sandro Miguel Mendes – Universidade Federal do Paraná (ITCP/UFPR)
E-MAIL: sandromiguel@ufpr.br
EMENTA:
     Este Grupo de Trabalho tem como objetivo discutir práticas de finanças solidárias por meio de um conjunto de serviços e produtos financeiros e pedagógicos que fomentam e contribuem para o crescimento e a consolidação da Economia Solidária. Identificando a necessidade da democratização de acesso ao crédito, utilizando como instrumentos os Bancos Comunitários de Desenvolvimento, Fundos Rotativos Solidários, Cooperativas de Crédito e Clubes de Trocas Solidárias. Possibilitando que pessoas historicamente excluídas das políticas públicas e promoção do desenvolvimento humano e da cidadania viabilizem a utilização de recursos econômicos, por meio de instrumentos financeiros, de forma a incidir na redução da pobreza com a emancipação social das comunidades envolvidas nos projetos financiados.
 

GT 08 – Economia Solidária, Catadores e Gestão de Resíduos Sólidos
RESPONSÁVEL: Layon Carlos Cezar – Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG)
E-MAIL: layon.cezar@unifal-mg.edu.br
EMENTA:
     Este Grupo de Trabalho (GT) busca promover um amplo debate a respeito do papel dos catadores e dos diferentes empreendimentos econômicos solidários (EES), que estão inseridos como meio para emancipação econômica, social e ambiental. De forma paralela, esse GT busca explorar a influência de tais agentes e empreendimentos, na implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. São bem vindas nesse GT as contribuições teóricas e ou empíricas que explorem temas como: as condições de vida e trabalho dos catadores; metodologias e formas de trabalho nos EES de catadores; parcerias e responsabilidades entre o poder público e os EES de catadores; gestão compartilhada de resíduos sólidos; importância dos EES de catadores para os 3Rs da Sustentabilidade; potencialidades e dificuldades dos EES de catadores para atendimento às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, dentre outros que promovam o intercâmbio entre tais temas.
 

GT 09 – Tecnologias Sociais e Economia Solidária
RESPONSÁVEL: Tiago Rafael e Douglas Viana – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
E-MAIL: tiako.rafael@gmail.com
EMENTA:
     Este Grupo de Trabalho pretende discutir e refletir sobre as experiências relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias sociais, à adequação sociotécnica e às metodologias de incubação, no intuito de identificar os desafios presentes nesses processos e as oportunidades de parcerias entre incubadoras e territórios. Desta forma, espera-se criar um ambiente propício para o intercâmbio dessas experiências, com conseqüente fortalecimento dos empreendimentos e das incubadoras.
 

GT 10 – Economia Solidária, Legislação e Marco Legal
RESPONSÁVEL: VALMOR SCHIOCHET - Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
E-MAIL: valmorschiochet@gmail.com
EMENTA:
     Este Grupo de Trabalho versa sobre as seguintes temáticas: Sistematização de experiências de elaboração, tramitação e aprovação de legislação relativa à economia solidária no âmbito nacional, estadual e municipal; Estudos comparativos de legislações da economia solidária; A relação entre legislação e institucionalização de políticas públicas de economia solidária; Marcos regulatórios sobre as formas organizativas da economia solidária, cooperativismo, associativismo e outras formas organizativas; A inserção ou reconhecimento da economia solidária em legislações e marcos regulatórios em temas intersetoriais (agricultura familiar, artesanato, segurança alimentar, reciclagem, ambiente, juventude, gênero, trabalho, etc).
 

GT 11 – Economia Solidária e Saúde Mental
RESPONSÁVEL: Neli de Almeida – Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
E-MAIL: neli.almeida@ifrj.edu.br
EMENTA:
     Este Grupo de Trabalho (GT) tem por objetivo reunir relatos de atividades de pesquisa e de extensão que versam sobre o tema da inclusão social produtiva de grupos vinculados às Redes de Saúde Mental e de Economia Solidária. Trata-se de aprofundar as discussões sobre as políticas públicas de economia solidária e de saúde mental, buscando identificar os atuais desafios para o fortalecimento destas políticas públicas.
 

GT 12 – Empreendimentos de Cultura na Economia Solidária
 
RESPONSÁVEL: ELIANE RIBEIRO PEREIRA – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
E-MAIL: eliane@itcp.coppe.ufrj.br
EMENTA:
     Este Grupo de Trabalho visa promover o debate de temas que englobem: Cultura e Economia Solidária; Economia Criativa; Cultura e Cidadania; Atividades Culturais e Desenvolvimento Humano; Cultura e Geração de Trabalho e Renda; Artes, Produção Cultural e Economia Solidária; Sustentabilidade e Perspectivas de Empreendimentos Culturais Solidários; Políticas Públicas e Empreendedorismo Cultural.

Realização:

Apoio:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now